quinta-feira, setembro 29, 2005

Banda Desenhada portuguesa em jornais - Mundo Universitário, um quinzenário gratuito com BD


Com óptima apresentação, num formato tablóide, propício a um bom trabalho gráfico, com todas as páginas profusamente ilustradas e coloridas, este quinzenário de distribuição gratuita atingiu agora o nº 22, datado de 26 de Setembro.

Após um interregno para as férias grandes - até mesmo um jornal, se é universitário, tem direito a férias :) - reapareceu e, como habitualmente, já terá sido distribuido por todas as universidades, de Norte a Sul do país.

Numa das 16 páginas tem algo que justificará o interesse de todos os leitores, mas em especial daqueles que se assumem como bedéfilos. Estamos a falar de uma página (coordenada por este mesmo bloguista/escriba) onde se pode ver/ler uma banda desenhada a cores, num episódio autoconclusivo.



"Há alguém lá em cima que gosta de mim", é o título, bem sugestivo, desta bd da autoria (argumento e desenho) de José Lopes, um jovem de origem africana - nasceu em Nampula, em 1977 - a viver em Portugal desde os quatro anos, tendo adoptado a nacionalidade portuguesa.

Realizado com um grafismo moderno, o episódio tem por base as acções de pessoas envolvidas nos acontecimentos dramáticos de 11 de Setembro de 2001. José Lopes parece, ele próprio, ter vivido, psicologicamente, a situação angustiante.

Esta página existe há meses, e todas as quinzenas tem sido dado espaço a um autor diferente. Anteriormente foram publicadas bandas desenhadas com as seguintes autorias:

Álvaro, Pedro Alves, J. Mascarenhas, Zé Manel, Mota, Ricardo Cabral, Alexandre Algarvio, Carlos Marques, Jorge Coelho, Pepedelrey, Kalika e Carlos Rocha.

E porque o desfile de novos autores da BD portuguesa - e, eventualmente, até por algum consagrado - vai continuar a acontecer numa das páginas do Mundo Universitário, sugere-se aos estudantes, professores, e não só, que procurem na Universidade mais próxima um expositor de cor azul. Está lá disponível e gratuito o Mundo Universitário, sempre com uma bd de tema e estilo gráfico diferente, consoante o autor que realiza a banda desenhada.

1 comentário:

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. » »