quinta-feira, setembro 29, 2005

Festivais, Salões BD e afins - 2ª Mostra de Sintra de Banda Desenhada

Em São Pedro de Sintra a BD tem tido visibilidade mensal, no primeiro Domingo de cada mês.
Esta ideia é invulgar, e o bloguista do "Divulgando BD" também tem a ver com o assunto. Aliás, já aqui se falou dos dois eventos anteriores, o primeiro dedicado aos fanzines BD, e o segundo totalmente preenchido com imagens de BD, de autores clássicos e novos valores, ambos realizados com as colaborações, alternadas, da Tertúlia Lisboa dos Fanzines, o Grupo Extractus e a Tertúlia BD de Lisboa, sempre em conjunção com a Feira Ecológica de Sintra.

Será já no próximo dia 2 de Outubro que se realizará a que será a 2ª Mostra de Sintra de Banda Desenhada, entre as 10h00 e as 19h00, no espaço muito bonito e invulgar do Cine-Teatro "Os Aliados", em São Pedro de Sintra.

Esta efémera Mostra – dura apenas um dia! – será totalmente composta pela exposição de 30 pranchas pertencentes a uma banda desenhada da autoria (argumento e desenho) de José Ruy, cujo título, "A Ilha do Futuro", dá de imediato a ideia de tratar de um tema de Ficção Científica.
É o estado dos Oceanos, no futuro, o problema subjacente à trama da obra.
A exposição apelará visualmente para o problema, e talvez suscite a curiosidade de ler/ver aquela bd no seu suporte verdadeiro, o álbum. De qualquer forma, a mostra servirá, no mínimo, para chamar a atenção dos visitantes da feira para o facto de a BD ser uma arte que permite debater problemas sérios, e não serve apenas para entretenimento, como ainda há quem erroneamente assim pense.
O cartaz da 2ª Mostra de Sintra de Banda Desenhada é da autoria do próprio José Ruy.

Sem comentários: