sexta-feira, agosto 19, 2005

Fanzines, esses desconhecidos (III) Tertúlia Lisboa dos Fanzines - O quê, como, onde?

O universo da banda desenhada caracteriza-se bastante pelo individualismo dos seus cultores. É bem conhecida a psicologia dos autores de BD, de se isolarem para facilitarem a própria criatividade, conscientes de terem um labor solitário - se calhar como acontece a um pintor, a um poeta, a um escritor...

Também com os editores de fanzines (os faneditores) acontece algo semelhante. Como apaixonado fanzinista que sou - enquanto coleccionador e editor -, resolvi tentar alterar um pouco a situação, propor, a quem tem a ver com os fanzines, uma reunião mensal, onde mostrássemos uns aos outros os nossos zines, onde pudessemos tentar fazer algo em conjunto, exposições dos ditos, ou das pranchas neles publicadas, isto tudo com muita conversa à mistura e umas "bejecas" para molhar as goelas. 

Assim aconteceu no dia 19 de Outubro de 1999, data do início da Tertúlia Lisboa dos Fanzines, apenas dedicada aos fanzines de banda desenhada.

Embora mantendo o dia do encontro - terceira 3ª feira (não é difícil fixar!) do mês -, a tertúlia já mudou várias vezes de horário, a fim de facilitar a participação da maioria dos interessados, e passou por diversos locais. Começou em Entrecampos, no primeiro andar duma pizzaria, a "Don Pasolini", passou depois para o Bairro Alto, para o bar "Meia Nota" (que os muito batidos no B.A. conhecem por "António", nome do patrão), voltou a mudar, dessa vez para a Livraria Ler Devagar. 
Na mais recente mudança escolhi o bar "Estádio", na Rua S. Pedro de Alcântara. Não há lisboeta que saia à noite de vez em quando (já para não falar dos noctívagos encartados), que não conheça este simples e simpático bar, aberto até às duas, porta de entrada para o B.A.).

Convém ainda dizer que, neste caso, se trata de uma pequena tertúlia, com não mais do que seis ou sete participantes mensais. Mas ao longo destes quase seis anos de existência, já por lá passaram cerca de três dezenas de fanzinistas, neles se incluindo autores.

Nomes dos editores (não menciono aqui autores isolados, mas vários faneditores são também autores) e títulos dos respectivos fanzines:

Álvaro ("Bunker" e outros), Bruno Silva ("Funzip"), Gamito ("Vertigens"), Gastão Travado ("Cyber Extractus"), Ilda Castro ("Não fazer nada é que é bom"), J. Mascarenhas ("Cyber Extractus" e outros), Joana Figueiredo ("O osso da pilinha" e outros), João de Ovar ("9 Gunas"), Jorge Coelho ("Vertigens"), José Lopes ("Colecção Doczine"), Marcos Farrajota ("Mesinha de Cabeceira" e outros), Nuno Catarino ("Netcomixzine"), Paulo Marques ("O Mundo do Estranho"), Pedro Alves ("ZineJal" e outros), Pepedelrey ("Ovelhas Anarkis" e outros), Pitchu! ("Sub"), Pedro Zamith ("Nova Gina"), Rafael Gouveia ("Carneiro Mal Morto"). E eu próprio, obviamente ("Tertúlia BDzine" e outros).

Poucos de cada vez, mas, mesmo assim, muita gente já lá esteve. A maioria, moradores de Lisboa (nem todos lisboetas como eu...), outros de cidades vizinhas. Uma prova de que os fanzines representam actividade editorial alternativa com raízes culturais e artísticas eminentemente urbanas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de agradecer a Geraldes Lino pelo facto d m mandar um sms todos os meses a convidar p a tertulia mas com muita pena minha ainda nao pude comparecer devido à distancia e à falta d disponibilidade..Mas espero ainda poder um dia participar!.. Mais uma vez obrigado e um abraço!

Anónimo disse...

Eu espero poder comparecer no encontro dos irredutíveis da BD deste mês! :)

Geraldes Lino disse...

Olá Gevan, do fanzine Cag Anita). Esteve no Festival da Amadora?
Quando é que aparece na tertúlia Lisboa dos Fanzines? Agora, o próximo encontro é já na 3ª feira, dia 15 de Novembro, no local habitual, Bar Estádio (Bairro Alto), entre as 22h00 e as 23h00.
Sera´que você verá esta resposta ao seu "comment"' Não é provável, digo eu.

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Incorporate fiction into creative writing Infiniti of orland park http://www.fast-making-money-runescape.info/percocet-with-codeine-side-effects.html tadalafil gunstig Detector escort radar review http://www.games-0.info/hacking-into-an-online-game.html Hot lesbians in bikinis Coffee maker 600 cbt management sales training training Full auto paintball gun Pharmacies that dispense didrex associate degree in nursing online mississippi Wav files for answering machines white sweater bionairea clear mist humidifier internet parental control program