quarta-feira, agosto 24, 2005

Revistas BD (I) - Estrangeiras: BoDoï, a BD em revista francesa (1ª parte)

Após o desaparecimento da sempre lembrada A SUIVRE, parecia que dificilmente poderia ser substituída no apreço dos numerosos bedéfilos portugueses que a coleccionavam.

Mas como que a "reencarnando" - embora com evidentes diferenças - surgiu há 88 números a BoDoï (os franceses lêem bodói e não boduá, como já ouvi).

Este dito octagésimo oitavo número, chegado há pouco às bancas (a sério, não se vende apenas nas "boas livrarias"), refere-se ao período bimestral de Agosto-Setembro.

Mantendo a linha editorial que a tem caracterizado, a BoDoï tem várias bandas desenhadas de continuação, e numerosas páginas de texto. É a esta parte que hoje me refiro. Nelas se incluem:

-uma entrevista a Albert Uderzo, dando já a notícia do seu 33º Astérix, a ser lançado a 14 de Outubro próximo;
-também é entrevistado o inovador Joan Sfar
-inclui igualmente uma entrevista ao muito prestigiado Jacques Tardi.

Ainda nos textos, há a útil coluna INFOS, onde se podem encontrar informações preciosas, como seja a que regista a edição "hors série" do jornal Libération, que consagra seis páginas ilustradas por Loustal a contar a História do Jazz nestes últimos trinta anos.

Muito - mas, oh, muito mesmo! - surpreendente é a novidade que divulgam, em relação ao CNBDI- Centre National de la Bande Dessinée et de l'Image (só a sigla é que é igual à da Amadora), novidade essa que consiste na realização do
1º Fórum da Imagem Desenhada Francesa, em Pekin (sim, na China, exactamente aí!), entre 6 e 9 de Outubro. A minha alma está parva, como dizia a minha mãe.

Voltarei a referir-me ao nº 88 da BoDoï. O merecido é devido.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olha olha quem é ele !!Parabens pelo bom trabalho que estás a fazer com este blog simpático;)
Muitos abraços meus e do Joalheiro.
Saudades

Geraldes Lino disse...

Olá Rechena. Eu já tinha visto o teu comentário, mas não sabia como responder :-( ainda estou muito cru, mas a pouco e pouco vou aprendendo :-). Abraços também para vocês.

Anónimo disse...

What a great site Medical dental insurance coverage oral surgery cover letter for education Colgate teeth whitening gel review 1 micron filter bags water Loose weight with ionamin Truck floor mats in ed