sexta-feira, julho 15, 2005

Críticas e notícias sobre BD na Imprensa (I) Surpresas BD de Verão no Jornal de Negócios

Um apoio à BD de onde menos se espera, que surpresa agradável! 

No Jornal de Negócios (edição de 13 de Julho), apareceu um suplemento intitulado "Verão", com três páginas dedicadas à banda desenhada, sendo a primeira a funcionar como capa, com as figuras a cores das personagens Quim e Manecas (criadas no início do século passado por Stuart Carvalhais), e as restantes duas com um texto abarcando comentários a autores portugueses, desde Rafael Bordalo Pinheiro a José Carlos Fernandes, passando a vol d'oiseau pelos fanzines, uma iniciativa que merece valente chapelada de admiração. 

Um jornal tão conspícuo, tratando obviamente de assuntos essencialmente terra-a-terra característicos do mundo dos negócios, debruçar-se pelo universo da fantasia como é o da BD e dos fanzines, é, convenhamos, surpreendente.

A autoria do texto deve-se à jornalista Dora Ribeiro, que, naturalmente, para obter opiniões e elementos sobre as várias componentes, contactou individualidades ligadas à BD: João P. Boléo Pedro Silva, José Carlos Fernandes e o escriba deste blogue. Aplausos ao jornal e à jornalista!

Sem comentários: